The Final Cut - Pink Floyd (1983)
- John Wayne Antonio Pereira
- 4 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

No tutorial de hoje vamos falar um pouco sobre o último álbum da banda Pink Floyd em sua formação Original. Se preferir não ler a história do álbum é sempre possível pular esta parte e ir direto ao turorial das músicas!
Certa vez li um comentário em um site, a respeito deste álbum, que "The Final Cut"
não servia nem para animar velório. De fato muitos têm relegado à obra o rótulo de pior disco da banda. Lançado em uma fase em que a banda não parecia mais estar junta - Richard Wright precisou ser recontratado, pois havia deixado o grupo. Por outro lado, Roger Waters foi acusado de levar a cabo o trabalho a partir de uma posição autoritária.
Os contornos históricos que servem de pano de fundo e as próprias letras levam a crer que tratava-se de uma obra praticamente autobiográfica. A primeira música do disco, "Post War Dream", faz referência direta à segunda guerra mundial - o pai do líder do Pink Floyd (Roger Waters) havia morrido anos antes justamente nesta guerra - outra guerra se desenrolava no momento, a das Malvinas entre Inglaterra e Argentina. De cunho antibelicista e com forte crítica à guerra e ao seu próprio país, o disco conceitual parece enredar algumas histórias que se conectam pela violência da guerra, memórias de combate e ácida crítica aos líderes ingleses responsáveis por empenhar tão cedo um novo combate. Em alguns momentos o disco ganha tons trágicos conduzindo o protagonista quase ao suicídio na faixa "The Final Cut" e a uma visão de uma possível guerra nuclear.
De tom sombrio, com todas as letras escritas e cantadas por Roger Waters, exceto Not Now John (cantada por Waters e Gilmour), o disco é considerado por muitos o pior da banda. Eu, particularmente, o coloco entre os melhores que já escutei. Com letras impactantes e som que assemelha-se a uma ópera, planejado para ser trilha sonora de um filme o álbum me encanta sempre!
Let's check if you like too?
Comments